top of page

registro de casamento no consulado espanhol

  • Foto do escritor: Ana Fainé
    Ana Fainé
  • 14 de jun. de 2023
  • 2 min de leitura

como somos dois brasileiros e um de nós tem dupla cidadania (brasileira e espanhola), depois que nos casamos aqui no brasil fomos fazer o registro do casamento no consulado espanhol. com esse processo, o nosso casamento passa a ter efeitos na espanha e vai ser bem importante não só para a nossa mudança mas também para a concessão da nacionalidade espanhola ao cônjuge, depois de morarmos um tempo lá.


o consulado competente para o registro é o que atende a região na qual foi celebrado o casamento. como nos casamos em guaratinguetá, nosso registro foi feito no consulado geral da espanha de são paulo.


para o procedimento, foi necessário marcar uma cita prévia (um agendamento) de registro civil e ir presencialmente. é difícil conseguir uma data, mas nesse post a gente explica como fez pra conseguir uma para o mesmo mês, vale a dica!


os documentos que foram necessários:

  • certidão de casamento brasileira de inteiro teor

  • certidão "literal" de nascimento do espanhol

  • certidão de nascimento de inteiro teor do brasileiro

  • cópia dos passaportes

  • formulários preenchidos

isso foi o que nós precisamos levar, mas dependendo do seu caso podem ter documentos adicionais, e por isso é sempre bom ler tudo no site do consulado. o consulado não cobra apostilamento dessas certidões emitidas por cartórios da região que ele atende (são paulo, paraná e mato grosso).


agora vem a parte diferente: como nosso casamento não era muito antigo, precisamos passar por uma espécie de "entrevista". enquanto estávamos lá, nos separaram em locais diferentes e tivemos que responder um questionário escrito, com pelo menos umas 30 perguntas de coisas pessoais e sobre o seu cônjuge, que depois eles comparariam as respostas.


nome completo, data de nascimento, comida favorita, nome e endereço dos pais, nome e idade dos irmãos, o que estudou, com o que trabalha, quanto ganha, cor dos olhos, quais são os hobbies, o último presente que deu, o último presente que recebeu, quem estava presente no casamento, como vocês lidam com dinheiro, e muitas outras!


felizmente, deu tudo certo e mesmo com algumas respostas diferentes o nosso casamento foi registrado e recebemos o nosso libro de familia, que vai servir como comprovante do nosso vínculo e facilitar a nossa mudança!


esse post não tem a intenção de fornecer informações ou consultoria de imigração, mas sim, contar como foi o processo no nosso caso.


para consultar:







Posts recentes

Ver tudo
como tirar o primeiro DNI

o primeiro documento que vamos tirar quando chegarmos na espanha é o documento nacional de identidade (DNI) da ana, que é espanhola. ele...

 
 
 
não compramos passagens de volta!

como somos casados e a Ana tem cidadania espanhola, não precisamos apresentar as passagens de volta na hora de chegar na espanha, nem...

 
 
 

Comments


  • Black Instagram Icon
  • Black Pinterest Icon

© 2023 - @bulldognamala

bottom of page